Cuidados necessários para equipamentos com bulk-ink

Olá pessoal,

Hoje vou colocar aqui alguns cuidados que devem ser tomados com impressoras e multifuncionais adaptados com o sistema de bulk ink ou reservatório de tinta externo. Esse sistema gera uma economia muito grande para o bolso de quem usa, mas se não tomar alguns cuidados básicos pode, também, dar muita dor de cabeça e, consequentemente, causar um prejuízo muito grande.

Para o bom funcionamento desse sistema é bom sempre se atentar em:

 

=> Não deixar entrar ar no sistema do bulk. Ar na mangueira pode resultar em ressecamento de tinta na mangueira e cabeça de impressão sendo, muitas vezes, necessário a troca das mesmas. Uma cabeça de impressão pode custar muito, então cuidado. Se tiver ar nas mangueiras, é necessário fazer manutenção para a retirada do mesmo.

=> Não deixar o reservatório de tinta fora da mesa ou sem nenhum apoio. O reservatório pode cair deixando entrar ar e derramar tinta sujando o ambiente onde a máquina se encontra.

=> Os buracos pequenos de entrada de ar do reservatório sempre precisam estar abertos. Se o reservatório tiver filtros de ar deverão estar sempre limpos e sem tinta, pois podem entupir e não deixar o ar entrar no reservatório. Se a entrada de ar estiver obstruída a tinta não sai do reservatório para a cabeça de impressão ocasionando falhas ou problemas mais graves para a cabeça.

=> Quando o nível de tinta de uma ou mais cores estiver baixo é necessário completar as mesmas para evitar entrar ar no sistema sempre prestando atenção para qual tipo de tinta seu equipamento usa (corante, pigmentada ou sublimática). Se você estiver em dúvida quanto ao tipo de tinta que seu equipamento usa consulte um profissional pois tintas de tipos diferentes não podem ser misturadas no reservatório para não causar entupimento na cabeça de impressão. Para adicionar tinta fechar os tampões pequenos e depois abrir os maiores para evitar o nivelamento dos níveis de tintas dos dois reservatórios.

=> Não atualizar o software da impressora. As impressoras epson da linha XP (ex.: XP-214, XP-411) não devem ser atualizadas pois podem começar a apresentar falta de tinta.

=> Recomendo, de preferência, evitar trocar de fornecedores de tinta com frequência para não correr o risco de colocar tintas de má qualidade ou de tipos diferentes em seu equipamento.

=> Fazer manutenção preventiva e limpeza do equipamento com frequência para evitar vazamentos e para verificação do bom funcionamento do sistema.

Com esses cuidados seu equipamento com sistema de bulk ink irá funcionar perfeitamente por muito mais tempo.

Post Anterior

Deixe uma resposta